sábado, 31 de outubro de 2009

Cinema Batalha

Quinta-feira foi mesmo aqui tão perto! Tal como esperávamos, foi mais uma «aventura» concluída da melhor forma. E começando pela palavra «aventura» temos muito por onde começar. Dia preenchido, com aulas até às 13h15, com física no último bloco da manhã e tempo era coisa que nos escapava por entre os dedos, mas, mesmo assim, tínhamos tudo organizado, pelo menos em teoria. De corrida em corrida conseguimos arranjar os últimos pormenores e agora só nos faltava seguir viagem. Camioneta apanhada, o nosso único destino era o Cinema Batalha. Concluída essa mesma viagem, meia dúzia de passos e os nossos olhos já avistavam o local que seria o nosso segundo ponto de filmagens. Entramos, pedimos informações e dirigimo-nos à pessoa que nos possibilitou tudo isto, D. Helena Lima, que com uma enorme simpatia e disponibilidade iniciou a visita e nos mostrou a «casa». No final, quando o regresso a casa se fazia prever, a conclusão a que chegamos, de forma unânime, é que o Cinema Batalha é extraordinário. Para além disso, ainda contamos com mais uma ajuda preciosa da D. Helena Lima que nos facultou o contacto de uma pessoa que pode ser extremamente útil para este projecto.
Filmagens finalizadas, fotografias tiradas, despedimo-nos com a forte certeza de que ainda voltaremos lá, mas noutras circunstâncias. Obrigada por mais esta oportunidade, são estes gestos que nos incentivam a prosseguir, de forma entusiasta, com o projecto.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

«Está Confirmado!»


Depois de na passada sexta-feira, dia 23, termos iniciado o nosso projecto, na sua vertente prática, com um dos melhores Humoristas, quinta-feira, dia 29, voltaremos às filmagens. Desta vez o local escolhido é o Cinema Batalha!
Com o intuito de perceber como funcionava antes e como funciona agora, iremos dirigir-nos até lá e falar com a D. Helena Lima que, gentilmente, nos respondeu aos emails e se disponibilizou a ajudar-nos.

Teremos a oportunidade de conhecer a história por detrás do Cinema Batalha e, também, conhecê-lo por dentro. Vamos filmar e tirar algumas fotografias que depois colocaremos aqui no blogue - e que farão parte da exposição -, de modo a que possam ter uma pequena percepção de mais uma das etapas por que passamos. Aguardamos, ansiosamente, por este momento e temos a perfeita consciência de que traremos boas histórias para contar.
Uma nova aventura espera por nós...

... e quinta-feira é aqui tão perto

sábado, 24 de outubro de 2009

Stand da Comédia


Chegou o dia, o primeiro em que avançaríamos com o projecto na sua parte prática. As horas foram passando, o relógio bateu as 21h15 e esperava-nos uma viagem até ao Castelo da Maia. Primeira paragem às 21h30, tudo a postos e fomos nós.
Os nervos que acompanharam a viagem, aumentavam sempre que a distância se encurtava. Chegámos! Já se lia «Tertúlia Castelense» e foi nessa altura que realmente percebemos que «é agora». Dissemos ao que íamos, aguardamos e o tempo de espera, que aumentou o nervoso miudinho, parecia não passar. Até que abriram a sala e, após falarmos com mais um dos responsáveis, chamaram um dos grandes protagonistas da noite, Miguel 7 Estacas, que nos levou até ao nosso primeiro entrevistado, Hugo Sousa. E quando parecia que os nervos iam escalar até ao seu ponto máximo, desapareceram com o primeiro «Olá». Após uns minutinhos de conversa, combinamos a entrevista para o final do espectáculo e, regressando à sala, escolhemos o nosso lugar e aguardamos o inicio do «o em antes e o ós depois».
Foram quase duas horas de bom humor. As gargalhadas encheram a sala durante todo esse tempo. Foi absolutamente magnifico. Não há palavras para descrever o talento destas três pessoas que, ao fazerem aquilo que mais lhes dá prazer, o fazem com uma qualidade extraordinária e deixam-nos com uma enorme vontade de voltar. Porque se os ver todas as quintas-feiras no Bolhão Rouge já nos faz rir sem parar, ter a oportunidade de os ver ao vivo é algo «do outro mundo». Quem não esteve, não sabe o que perdeu; espectáculos assim não são de se deixar de ver.
Terminado o espectáculo, era a hora da entrevista. A disponibilidade e simpatia foram visíveis logo à chegada e ainda mais quando foi o momento de passar à «acção». Não faltaram gargalhadas e, de uma forma descontraída e divertida, as perguntas foram feitas e respondidas. O tempo que demorou a chegar este momento, depois passou a correr, mas as memórias que nós as duas trouxemos para casa são das melhores que podemos guardar.
Muito obrigada ao Hugo Sousa por esta grande oportunidade e muito obrigada ao João Seabra e ao Miguel 7 Estacas que, juntamente com o Hugo Sousa, nos proporcionaram das melhores noites.
Uma enorme salva de palmas ao vosso talento, até breve.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

« O em antes e o ós depois »


Os «sim» multiplicam-se e tornam, cada vez mais, possível o nosso projecto.
Em virtude da disponibilidade e simpatia por parte de um dos melhores humoristas, Hugo Sousa, hoje estaremos presentes na Tertúlia Castelense, no Castelo da Maia, para assistir ao espectáculo «O em antes e o ós depois» protagonizado por Hugo Sousa, João Seabra e Miguel 7 Estacas.
Espera-nos um espectáculo magnifico, recheado do melhor humor e uma entrevista que promete dar que falar.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Uma mão amiga.


AMAR: «Boa Tarde, somos quatros alunas da turma J, do 12º ano e frequentamos a escola secundária Almeida Garrett, junto à Biblioteca Municipal de Gaia, no curso de Ciências Sociais e Humanas. No âmbito da disciplina de Área de Projecto estamos a desenvolver um projecto e o nosso é sobre o Teatro e as várias áreas que ele engloba. Pretendemos, com este projecto, conhecer e dar a conhecer o Teatro antes de cada espectáculo, isto é, perceber os vários processos por que se passam até ao produto final. Se for possível, gostaríamos de poder contar com a ajuda do Cinema Batalha para conseguirmos desenvolver o nosso tema. Aguardamos a vossa resposta para podermos começar as filmagens o mais rápido possível. Desde já, agradecemos a vossa disponibilidade em lerem o nosso email. Com os melhores cumprimentos, Alcina Daniela, Ana Rita, Andreia Morais, Mariana Agria, 12ºJ».

Helena Lima, Cinema Batalha: «Boa Tarde, gostaria que antes demais me dissessem de que forma em que estão a pensar que o Cinema Batalha pode colaborar no vosso projecto de forma a poder dar uma resposta mais eficaz. Caso queiram fazer uma visita ao Cinema Batalha terei muito gosto em vos receber temos que agendar uma data.
Com os meus melhores cumprimentos, Helena Lima».

AM
AR: «Antes de mais, muito obrigada por nos responderem tão rapidamente ao email. Neste projecto, a ajuda do cinema batalha é fundamental na medida em que gostaríamos de perceber como é que se desenvolve um espectáculo, ou seja, como é feita a selecção de actores, como é feito o vestuário, como é que trabalham a nível de iluminação e de som, fundamentalmente, conhecer "o atrás do palco". Teremos muito gosto em visitar o Cinema Batalha, consoante a disponibilidade digam-nos uma data. Muito Obrigada. Os melhores cumprimentos, Alcina Daniela, Ana Rita, Andreia Morais, Mariana Agria, 12ºJ»

Helena Lima, Cinema Batalha: «O que acontece é que de momento o Cinema Batalha não produz espectáculos apenas alugamos a sala aos produtores e realizadores interessados em fazer os eventos. Podem combinar o dia desde que seja entre as 11h00 e as 16h00 estarei disponível para vos receber.
Cumprimentos, Helena Lima».

AMAR: «Tendo em conta que o Cinema Batalha não produz espectáculos agora, se fosse possível podia falar-nos sobre isso para o nosso vídeo, era uma grande ajuda, isto é, se nos pudesse falar como era o Cinema Batalha quando produzia espectáculos (se tinha bastante adesão por parte do público, que peças marcaram mais, etc.) e como é agora, nomeadamente a questão de alugarem a sala para eventos.
A nós, se não houver problema, dava-nos jeito visitar-vos na Terça, porque como é um projecto para Área de Projecto podemos usar a hora a que estamos a ter a disciplina para desenvolver o tema fora da escola, mas precisamos de falar com o nosso professor para termos a certeza de que não há mesmo problema. Podemos dar a confirmação na sexta, que é quando voltamos a ter aula? Muito obrigada pela disponibilidade em nos ajudar a desenvolver este tema. Com os melhores cumprimentos, Alcina Daniela, Ana Rita, Andreia Morais, Mariana Agria, 12ºJ»

Helena Lima, Cinema Batalha: «Aguardo a vossa confirmação e falaremos pessoalmente. Cumprimentos, Helena Lima»

AMAR: «Mais uma vez, muito obrigada pela sua disponibilidade, assim que tivermos a confirmação avisamo-la. Esperamos falar consigo pessoalmente em breve.
Com os melhores cumprimentos, Alcina Daniela, Ana Rita, Andreia Morais, Mariana Agria, 12ºJ».

A boa vontade, simpatia e disponilididade do Cinema Batalha é o que nos dá esperança para conseguirmos levar o nosso projecto em diante. Foi um pequeno, grande, passo que demos no caminho que pretendemos descobrir. Como nunca é demais, obrigada por tornarem o nosso «sonho» possível e contribuírem de forma tão positiva.
Esperamos, ansiosamente, por começarmos as filmagens e «falarmos pessoalmente».


Tudo é possível se não deixarmos de acreditar.


domingo, 18 de outubro de 2009

Pares e Impares.




«Dois homens (o marido e o amante rejeitados por uma mulher), unidos por uma amizade que tudo supera, vêem chegar uma nova personagem feminina à história e novos acontecimentos se irão desenvolver. Texto de humor, aborda as relações de solidão, a descartabilidade na sociedade contemporânea e os limites de uma escala de valores presidida pela instabilidade material. Comédia de costumes de um dos mais conhecidos autores espanhóis contemporâneos em estreia em Portugal».

Comédia de: José Luis Alonso de Santos
Tradução: Norberto Barroca
Encenação / Figurinos: Susana Sá
Cenário: Luis Baião
Desenho de Luz / Sonoplastia: Eduardo Brandão
Intérpretes: Isabel Nunes - José Dias - Rui Spranger


Nós estivemos lá e é de louvar o talento de todos. O produto final é absolutamente fabuloso e inteligente. Assim vale a pena ver humor e as expectativas não saíram defraudadas, muito pelo contrário.
Hoje, 18 de Outubro, foi o último dia da peça no Auditório Municipal e quem esteve presente passou uma hora e meia sempre de sorriso na cara, enchendo a sala de gargalhadas sinceras; quem não esteve perdeu um bom espectáculo. No final, as palmas que cobriram todas as cadeiras do Auditório, dirigidas aos três magnificos actores, foi o obrigada mais sincero que oferecemos depois de nos terem presenteado com um espectáculo recheado de bons momentos.
Nós que não conheciamos o trabalho de nenhum dos actores, ficamos agradavelmente agradecidas e esperamos poder assistir a mais peças onde estejam inseridos. Os bons momentos são garantidos. Obrigada e Parabéns.
Nós prometemos voltar, numa outra sala, para um outro espectáculo, mas com as expectativas elevadas e prontas a sermos, mais uma vez, surpreendidas por uma boa dose de talento.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A arte.




« A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do Homem, pois é o exercicio do pensamento que busca compreender o universo e fazer com que os outros o compreendam »,
Auguste Rodin